quinta-feira, 7 de agosto de 2008

João Cosme dos Santos Guerreiro (1923-1987)

"O Prof. Doutor João Cosme dos Santos Guerreiro nasceu na ilha da Madeira em 1923 e faleceu em Lisboa em 1987. Ingressou na Faculdade de Ciências de Lisboa (FCL) em 1959, como 2º assistente depois de uma breve passagem pelo Instituto Superior de Agronomia onde desempenhou igual cargo. Obteve o grau de Doutor em 1962, com a classificação de 18 valores, tendo apresentado uma dissertação subordinada ao tema Teoria directa das distribuições sobre uma variedade. Em 1968, submeteu-se a concurso para professor extraordinário, sendo aprovado por unanimidade.(...)"

"O Prof. Guerreiro espalhava em seu redor um ambiente de estabilidade, e também um peculiar clima de bom humor; as suas opiniões eram simples e coerentes, nunca suscitando a expectativa e a surpresa gratuitas que certas pessoas geram por natureza funesta e outras cultivam por preverso prazer. Um rumo certo norteava o seu pensamento e a sua acção, sem sinuosidades nem malabarismos.(...)"

Excertos retirados do livro de J. Santos Guerreiro do livro "Curso de Análise Matemática" da Escolar Editora

3 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Sílvia, gostei do teu texto, uma bela homenagem...Beijinhos de carinho,
Fernandinha

SILÊNCIO CULPADO disse...

Sílvia
Não conhecia João Cosme dos Santos Guerreiro.
Interessante esta tua abordagem.

(Tenho estado ausente mas sempre que possa vou passando por cá).

Beijos

Odele Souza disse...

Olá Silvia,

Obrigada por seu comentário no blog de Flavia e por confirmar sua adesão à Blogagem oletiva programada para o dia 15.09. E o seu "Jogos com Matemática", já vai aumentar o número de participantes, a esta altura perto de 180 blogs.

Um abraço forte pra você.